A Associação dos Servidores Públicos Municipais de Navegantes (ASPMN) foi fundada no dia 20 de setembro de 1978 (vinte de setembro de mil novecentos e setenta e oito) com o objetivo de apresentar benefícios aos servidores.
Sua primeira diretoria (fundadora) foi composta por: Presidente - Osair Manoel de Souza; Vice-Presidente - Gilço Antonio Baptista; 1º Secretário - Suemir Couto; 2º Secretário - Antonio Carlos de Oliveira; 1ª Tesoureiro - Realci José dos Santos; e 2º Tesoureiro - Paulo Afonso Gaya.
Em Outubro de 1978 foi criado o 1º Estatuto da Associação, onde ficou estabelecida a mensalidade de 2% do salário base dos associados, e que a administração da ASPMN seria exercida pela Diretoria e Conselho Deliberativo. Neste ano foi realizada a 1ª festa de confraternização para os associados, onde cada um ganhou um brinde (garrafa de Whisky).
No ano de 1979, foi realizada a entrega de materiais escolares para os filhos dos associados em idade escolar, tal como a entrega de chocolates a todos os associados na época da Páscoa.
Em outubro de 1979, assumiram a gestão o Presidente Gilço Antonio Baptista, sendo firmado convênios de 6 (seis) meses com o Pronto Socorro e Farmácia. Ainda, foi liberado o valor de Cr$ 526,00 (quinhentos e vinte e seis cruzeiros) para cada associado utilizar em compras na farmácia. Por conta do financeiro da ASPMN, o referido valor foi reduzido no ano seguinte para CR$ 300,00 (trezentos cruzeiros) mediante receita médica.
Continuando com a gestão do Presidente Gilço Antonio Baptista, foi firmado convênio com dentista por 2 (dois) meses, realizada a distribuição de chocolates na Páscoa a todos os associados, demarcado um terreno em nome da ASPMN, realizada a construção dos muros, e, por fim, realizado o cancelamento de empréstimos visando a construção da Sede Social.
Em setembro de 1980, assume a gestão a Presidente Marina Leopoldo Rocha, que de início retomou com os empréstimos, porém com regras de apenas 3 (três) associados contemplados por ano, no valor máximo de Cr$ 5.000,00 (cinco mil cruzeiros), no qual pagavam em 10x de Cr$ 1.000,00 (mil cruzeiros) descontados diretamente da folha de pagamento.
Em outubro de 1981, assume a gestão o Presidente Manoel Narciso Pacheco.
Posteriormente, em outubro de 1982, assume a gestão o Presidente João Manoel Jesuíno, que teve como marco a aprovação da construção de uma Sede Social.
Em outubro de 1983, assume a gestão o Presidente Sebastião Paulo de Souza, o qual realizou convênios com mercados, onde o associado solicitava um requerimento na Associação para compras, sendo o valor limite conforme sua folha salarial. Além do mais, foi realizada a festa e entrega dos brindes de final de ano para os associados, deliberada a contratação de um caseiro para a Sede Social, realizado o convênio com médico e dentista, bem como ficou acordado a abertura de novos departamentos como Assistência Social e Esportes. O mandado desta Diretoria foi prorrogado até final de 1985.
Sebastião Paulo de Souza assume novamente a presidência da associação em setembro de 1985, onde procedeu a troca de débitos que a Prefeitura de Navegantes possuía com a ASPMN, por materiais de construção, para a Sede Social. Foi deliberado mais departamentos para diretoria, sendo eles: Construção, Patrimônio e Jurídico e Relações Publicas. Referido Presidente foi reeleito em outubro de 1986.
Em outubro de 1987, assume a gestão o Presidente Valdemar Olávio Bettoni.
Em setembro de 1988, assume a gestão o Presidente Romeu Magalhães machado Jr.
Em outubro de 1989, assume a gestão o Presidente Ezequiel Antero Rocha Jr. Nesta época foi aprovada a não remuneração ou qualquer vantagem aos membros da Diretoria.
Em novembro de 1990, assume a Gestão o Presidente Luiz Carlos Vieria.
Em setembro de 1991, assume a gestão o Presidente Darci Bertan.
Em dezembro de 1992, assume o posto de Presidente, mais uma vez, Sebastião Paulo de Souza, que aumentou o número de credenciados para o convênio de supermercado e corte de cabelo, sendo realizada a planta para a Sede Social. Houve alterações no convênio saúde, passando para 3 (três) consultas diárias, assim como o começo das construções da nova Sede Social. Desde então, foi alterado a duração do mandato para 2 (dois) anos.
Em janeiro de 1995, assume a gestão o Presidente Milton Eugenio Muller, realizando o convênio saúde com a Unimed e limitando o uso dos requerimentos para o associado não utilizar integralmente seu salário ou além deste.
Em janeiro de 1997, assume a gestão o Presidente Valdir L. Cidral, que manteve a construção, concluindo os vestuários e banheiros, realizando a festa do dia do trabalhador.
Em janeiro de 1998, Valdir L. Cidral se manteve no cargo de Presidente.
Em janeiro de 2001, assume a gestão o Presidente Elson Renato dos Santos, onde se deparou com a primeira crise financeira da Associação, no qual conseguiu sanar, concluindo a construção da sede social, e realizando a obra da cancha de bocha e no campo de futebol, assim como todas as manutenções necessárias na sede social.
Em janeiro de 2003, assume a gestão o Presidente Elson Renato dos Santos.
Em janeiro de 2005 a 2008 a presidência foi exercida pelo Senhor Janilto Raulino.
Em dezembro de 2008, assume a gestão a Presidente Nádia Braz Bins, onde se deparou com nova crise financeira e processos judiciais, no qual diligenciou conseguindo ótimos resultados, inclusive retirando penhora sobre o imóvel, da época, da ASPMN, retomando a credibilidade da associação nos comércios locais.
Neste mesmo ano foi realizada uma permuta com o Município de Navegantes (Prefeitura Municipal) transferindo-se a sede da associação para a meia praia (local atual). Houve a contratação de funcionários e abertura de uma sede Administrativa para atendimento aos associados, localizada anexo ao ginásio de esportes. Foi contratada também uma contabilidade para que todos os recursos da ASPMN fossem tratados de modo transparente.
Realizou-se a festa do dia do trabalhador com brindes em forma de sorteio; a festa do dia do servidor público; entrega de brindes de Páscoa e de final de ano; a troca dos requerimentos por cartões convênio, facilitando para a associação, associados e comércios credenciados, eis que possível verificar seus extratos, forma de pagamento e repasse.
Ocorre, ainda, a negociação de alguns lotes pertencentes a ASPMN, sendo o valor investido na construção da Sede Social, que se iniciou em 2009. Por fim, foi realizada a primeira alteração estatutária, mantendo o seguro de vida a todos os associados.
Em 2010, houve a criação do Informativo ASPMN auxiliando na comunicação dos associados, ocorrendo, também, o cadastro destes.
Mais tarde, devido a débitos remanescentes em nome da Associação, as obras de construção do salão de festa foram sendo executadas aos poucos. No mesmo ano foi realizada a liberação do limite de parcelamento para os associados que fazem uso do cartão da associação. Como ocorreu nos anos anteriores, a festa do servidor público contou com sorteio de brindes e lembranças de final de ano. Entretanto, a festa do dia do trabalhador, assim como os brindes de Páscoa foram cancelados devido a situação financeira que a associação se encontrava à época.
Em 2011, foi concluído o salão de festas na Sede social e foi dado início a construção dos muros e guarita para segurança do local, assim como a compra dos móveis e eletrodomésticos para o mesmo. Devido aos valores da construção foram cancelados os brindes de final de ano, optando por manter a festa do servidor público.
Em 2012, foi realizada construção dos vestuários; término da guarita; deck de entrada do salão; iniciou-se a construção da cancha de bocha; e ocorreu a festa de fim de ano dos servidores públicos. Porém, devido a festa, as obras na sede social foram paralisadas, vez que o financeiro da ASPMN não suportava os dois orçamentos.
Em 2013 os associados optaram pelos brindes de final de ano ao invés da festa, para que fosse possível a conclusão das construções da cancha e o inicio da edificação do campo de futebol. Neste mesmo ano ocorreu a eleição da ASPMN havendo apenas uma única chapa, da situação, a qual foi reeleita por mais 4 (quatro) anos.
Até o fim de sua gestão, em abril de 2017, a Presidente manteve as construções com o término do campo de futebol; iniciou o parque infantil; efetuou as manutenções necessárias para que os salões da Sede social se tornassem agradáveis aos associados; realizou entregas de brindes de final de ano.
Ao longo dos últimos 4 (quatro) anos a Diretoria da Associação quitou todas as dívidas que assumiu de administrações anteriores, passando a gestão para o novo Presidente Célio de Oliveira, com saldos positivos e sem pendências financeiras.
Desde abril de 2017, o novo Presidente, Sr. Célio de Oliveira, vem dando prosseguimento as obras da gestão anterior, visando maior utilização da estrutura da sede social pelos associados, e ampliação dos benefícios da ASPMN, principalmente na área de benefícios referentes à saúde.